Já se perguntou por que uma rotina de treinamento que parece ser seguida por uma celebridade pode não funcionar para você? Ou o que pode fazer maravilhas para o corpo de um dos seus amigos não tem efeito sobre o seu corpo?

Isso ocorre porque todos nós temos diferentes tipos de corpo e precisamos nos atentar a isso ao planejar um treino ou plano nutricional.

magrelo

Para começar, identifique o seu Biotipo (tipo de corpo) que você é, destreinado. Isso significa como seu corpo seria sem qualquer treinamento.

Os ectomorfos são naturalmente finos com uma pequena estrutura óssea, o que significa pequenos pulsos, largura estreita dos ombros e músculos finos. Isso torna difícil colocar peso, gordura e músculo.

Os endomorfos são mais maciços e curvilíneos, naturalmente pesados, muitas vezes gordos e com as juntas grossas. É fácil colocar peso, gordura e músculo, porém difícil de perdelos.

Mesomorfos têm um físico naturalmente atlético com uma postura vertical e ombros largos, cintura pequena, forma de V ou uma forma retangular com pele grossa. Eles podem até ter boa definição e muscularidade sem levantar pesos ou fazer muito exercício.

É possível ser uma combinação dos somatotipos acima. É raro encontrar uma pessoa que esteja em uma extremidade total. O termo fenótipo é definido como “As características físicas ou bioquímicas observáveis de um organismo, conforme determinado pela composição genética e influências ambientais.”

Fenótipos

fenótipos

Esta escala usa três dígitos, cada um dos quais descreve o quão proeminente um determinado tipo de corpo é. Por exemplo, um endomorfo puro (construção pesada) seria um 7-1-1. Um mesomorfo puro (construção atlética) seria um 1-7-1. Um ectomorfo puro (construção fina) seria um 1-1-7. Uma pessoa totalmente média seria um 4-4-4 e teria um pouco de cada tipo de corpo.

Há uma clara distinção física visível entre os três fenótipos, mas o que não é visível e muitas vezes ignorado são as diferenças bioquímicas e metabólicas entre os três fenótipos.

Cada fenótipo tem suas vantagens e desvantagens em relação ao treinamento e estes precisam ser respeitados para alcançar um objetivo ou uma mudança na forma do corpo.

Um ectomorfo vai achar exercícios de peso corporal fáceis como a prática como pull-ups, mergulhos, flexões, chin-ups devido a ter um peso mais leve do que um meso ou endo. Ectos também são capazes de alcançar a melhor definição devido à facilidade de perda de gordura, e a estrutura magra natural.

Ectomorfos podem ter uma desvantagem em ganhar massa muscular, mas acham fácil ficar magros e são mais adequados para intensidades mais baixas. Perder gordura pode ser mais difícil, pois eles têm menos a perder e inevitavelmente perderá uma pequena quantidade de músculo que eles têm menos.

Endos para perder gordura mais fácil como eles, podem se dar ao luxo de perder algum músculo, como também acontece com os mesomorfos.

Endomorfos têm a gama mais limitada de exercícios eficazes e podem ser incapazes de fazer alguns exercícios eficazes, como pull-ups, mergulhos, flexões e chin-ups devido a ser mais pesado.

endomorfo

No entanto, os endos são capazes de se concentrar apenas em ganhos de força no início, uma vez que eles são naturalmente grandes e muitas vezes podem colocar tamanho rapidamente, encurtando o tempo necessário para ganhos musculares. Endos tentando perder peso podem fazer uma variedade de exercícios.

As vantagens dos Mesomorfos são ombros largos, cintura pequena, pele grossa, corpo duro, postura forte e a prontidão para ganhar músculo e perder gordura corporal e pode forçar muito mais seus corpos

Treinar para o seu tipo de corpo vai trabalhar em seus pontos fortes, melhorar as fraquezas e ajudá-lo a alcançar seu objetivo sem excesso de treinamento ou ferir seu corpo com horas desperdiçadas fazendo o tipo errado de exercícios.

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