Acha que está levando um estilo de vida saudável? Além de ocasionalmente desviar-se do caminho, a maioria de nós acha que fazemos um trabalho justo de manter a nossa saúde com bons (ou pelo menos OK) hábitos alimentares e atividade física sempre que conseguimos adaptá-la. Mas isso é suficiente para ser considerado “saudável?”

De acordo com um estudo recente, muito poucos adultos realmente atendem aos critérios para um estilo de vida saudável. O estudo, publicado no Arquivo de Medicina Interna, mostrou que apenas 3% dos adultos americanos obtiveram uma pontuação perfeita sobre o que os autores dizem ser os quatro critérios básicos para uma vida saudável. Apenas 13,8% preencheram três dos critérios; 34,2% preencheram apenas dois critérios. As mulheres marcaram um pouco melhor que os homens.

comendo fast food

Veja o quão bem você está nas quatro perguntas dos pesquisadores:

  • Você fuma?
  • Você é capaz de manter um peso saudável (um IMC de 18-25), ou você está perdendo peso com sucesso para atingir um peso saudável?
  • Você come pelo menos 5 porções de frutas e vegetais diariamente?
  • Você exercita 30 minutos ou mais, 5 vezes por semana?

A boa notícia é que esses comportamentos não devem ser estranhos para você, pois todos, exceto um, são parte integrante são parte de programas de perda de peso.

Todo mundo sabe que fumar é ruim para sua saúde. Se você é um dos sortudos que nunca se tornou viciado em nicotina, dê um tapinha nas costas. Fumantes, espero que estejam trabalhando diligentemente para acabar com seu hábito. É impossível subestimar a importância de uma vida livre do fumo para a sua saúde – bem como para o bem daqueles que o rodeiam.

4 Passos

Embora esses quatro hábitos sejam indiscutivelmente importantes para um estilo de vida saudável, alguns podem argumentar que mais fatores devem ser levados em consideração. O que estaria na sua lista?

Só por diversão, eu vim com minha lista pessoal top 10 de comportamentos saudáveis (além dos quatro princípios básicos) que contribuem para o bem-estar e a satisfação com o estilo de vida:

  • Escove e use o fio dental diariamente para manter seus dentes e gengivas saudáveis e livres de doenças.
  • Tenha uma boa noite de descanso. Pessoas bem descansadas não só lidam melhor com o estresse, mas também podem ter um melhor controle de seus apetites. Pesquisas mostraram que a falta de sono pode colocar nossos “hormônios da fome” fora de equilíbrio, e possivelmente desencadear excessos.
  • Desfrute de refeições familiares regulares. Isso permite que os pais sirvam como bons modelos, promovam uma alimentação mais nutritiva e preparem o palco para conversas animadas. Estar conectado à família e/ou amigos é um aspecto poderoso de uma vida saudável.
  • Sorria e ria em voz alta várias vezes ao dia. Te ajuda a lidar com situações que de outra forma te deixariam louco. Leia os quadrinhos, assista a uma sitcom, ou conte piadas para trazer esses sentimentos felizes.
  • Medite, ore ou encontre consolo por pelo menos 10 a 20 minutos por dia. A contemplação é boa para sua alma, ajuda você a lidar com as demandas da vida diária, e pode até ajudar a baixar sua pressão arterial.

homem saudavel

  • Pegue um pedômetro e deixe motivá-lo a andar, andar, andar. Esqueça quantos minutos de atividade você precisa; basta fazer tudo o que puder para encaixar mais passos no seu dia. Não importa como você obtê-lo, a atividade física pode ajudar a aliviar o estresse, queimar calorias e aumentar a auto-estima.
  • Levante-se em linha reta. Vai parecer 5 quilos mais leve se ficar de pé e apertar os músculos abdominais. Sempre que você anda, pense “alto e apertado” para tirar o máximo proveito do movimento.
  • Tente ioga. As poses ajudam a aumentar a força e a flexibilidade e a melhorar o equilíbrio. Estas são áreas críticas especialmente para as pessoas mais velhas, e ambos os homens e mulheres podem se beneficiar.
  • Ligue a proteína. Este nutriente é uma parte essencial do seu plano de alimentação, e pode compensar em qualquer lugar de 10% -35% do seu total de calorias. Proteína dura muito tempo em sua barriga; combine-a com alimentos ricos em fibras e você se sentirá cheio com menos calorias. Desfrute de pequenas porções de nozes, laticínios com baixo teor de gordura, feijão, carne magra, aves ou peixe.
  • Por último, mas não menos importante, tenha uma atitude positiva. Faça o seu melhor para olhar para a vida como se “o copo estivesse meio cheio”. Você deve acreditar em si mesmo, ter bons sistemas de suporte, e pensar positivamente (“Eu acho que posso, eu acho que posso…”) para ter sucesso.

É tudo sobre você
Sua lista de comportamentos saudáveis de estilo de vida pode ser diferente da minha. A coisa mais importante a lembrar é que você pode fazer a diferença em sua saúde e bem-estar. Assuma a responsabilidade da sua vida e esteja atento às pequenas mudanças de comportamento que podem tornar o seu estilo de vida mais saudável.

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