O que é colesterol?

coleterol

O colesterol é uma substância natural feita pelo corpo. A maior parte do colesterol em nossa corrente sanguínea (75%) é produzida pelo fígado, e os 25% restantes provêm dos alimentos que comemos. Todos sabemos que níveis elevados de colesterol no sangue não são bons para a sua saúde, mas os níveis certos de colesterol realmente desempenham um papel vital na manutenção das membranas celulares e sintetizar hormônios. Os Centros de Controle de Doenças relatam que um terço dos adultos têm níveis elevados de colesterol.

Sintomas de colesterol elevado

sintomas

Normalmente, o colesterol elevado não produz quaisquer sintomas e você pode não saber que seu colesterol no sangue é muito alto. Muito colesterol pode se acumular em suas artérias, causando aterosclerose ou endurecimento das artérias. Isso restringe o fluxo sanguíneo através das artérias e pode levar a sérios problemas médicos, como ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Teste de colesterol

exame de sangue

A American Heart Association recomenda que todos os adultos com mais de 20 anos devem ter seus níveis de colesterol verificados a cada quatro a seis anos. A triagem do colesterol é feita com um exame de sangue que mede três coisas.

  • Colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL) (colesterol “bom”);
  • Colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL) (colesterol “ruim”);
  • Triglicerídeos.

Colesterol LDL: Colesterol ‘Ruim’

fast food

O colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL), muitas vezes referido como colesterol “ruim”, é o tipo que tende a depositar nas paredes das artérias. Os glóbulos brancos combinam com o colesterol LDL, formando placa de estreitamento da artéria, o que restringe o fluxo sanguíneo. O nível ideal de colesterol LDL para a maioria das pessoas é de 100 mg/dL ou inferior. Se você tem doença cardíaca, você pode precisar se esforçar para níveis de LDL de 70 mg/dL ou inferior.

Colesterol HDL: Colesterol “Bom”

azeite

Nem todo o colesterol é ruim. O colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL) é considerado colesterol “bom” porque ele realmente funciona para impedir o LDL, ou colesterol “ruim” de se aumentar em suas artérias.

Quanto maior o HDL, melhor. Os níveis de HDL de 60 mg/dL ou superiores podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas. Por outro lado, os níveis de HDL de 40 mg/dL e menores são considerados um alto fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas.

Triglicerídeos

bala de goma

Triglicerídeos são um tipo de gordura encontrada no sangue. Os níveis normais de triglicéridos são 150 mg/dL e inferiores. Níveis superiores a isso podem aumentar o risco de doenças cardíacas e síndrome metabólica, que também é um fator de risco para doenças cardíacas, diabetes e acidente vascular cerebral.

Fatores de Risco para Triglicerídeos Altos:

  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Fumar;
  • Abuso de álcool;
  • Inatividade/Falta de exercício.

Colesterol Total

Um teste de colesterol irá medir o colesterol total em seu sangue, e seus níveis totais de colesterol são compostos de uma combinação de seus níveis de LDL, HDL e VLDL (lipoproteína de muito baixa densidade, outro colesterol “ruim”).

Uma pontuação total de colesterol de 200 mg/dL ou inferior é considerada ótima. Níveis acima de 200 mg/dL são considerados elevados e podem significar que você está em maior risco de desenvolver doenças cardíacas.

Relação de Colesterol

Quando o seu profissional de saúde ordena que os seus níveis de colesterol no sangue sejam verificados, ele ou ela irá interpretar e discutir os resultados, tais como o seu rácio de colesterol e os números de colesterol total (HDL, LDL e VLDL), e o que cada um deles significa.

Para calcular a sua relação de colesterol, divida o seu número total de colesterol pelo seu número de colesterol HDL. Por exemplo, se você tiver uma pontuação total de colesterol de 200 e uma pontuação HDL de 40; divida 200 por 40 e isso equivale a uma proporção de 5 para 1.

Quanto menor a proporção, menor será o risco de doença cardíaca. Os médicos recomendam manter sua proporção de 5 a 1 ou inferior. A proporção ideal é de 3,5 para 1. Embora esta proporção possa ser útil na avaliação do risco de doença cardíaca, o seu médico irá ter em conta todo o seu perfil de colesterol e dizer-lhe qual o tratamento é melhor para si.

Colesterol nos Alimentos

salmão

O colesterol nos alimentos não é o mesmo que o colesterol no sangue. Para a maioria das pessoas, o colesterol nos alimentos que você come tem um efeito mínimo sobre seus níveis de colesterol no sangue. No entanto, cerca de 30% das pessoas são “respondedoras”, cujos níveis de colesterol no sangue podem aumentar após uma refeição rica em colesterol.

“Responderas” deve evitar alimentos ricos em gorduras saturadas e gorduras trans, como óleo, carnes gordurosas, produtos lácteos gordurosos, gemas de ovos e muitos fast foods.

Colesterol e História da Família

familia

Comer alimentos ricos em colesterol e gordura saturada não é a única causa para níveis elevados de colesterol em algumas pessoas. Para muitos, a genética é a culpa. Uma condição genética chamada hipercolesterolemia familiar pode causar níveis elevados de colesterol no sangue.

O que aumenta seu risco?

obesidade

Fatores de Risco de Colesterol elevados:

  • Dietas ricas em gorduras trans, gorduras saturadas e colesterol;
  • Estar acima do peso ou obeso;
  • Estilo de vida sedentário.

Outros fatores de risco que você não pode controlar incluem idade (o risco aumenta à medida que envelhecemos), sexo (o risco das mulheres para colesterol alto aumenta na pós-menopausa) e história familiar.

Colesterol e Gênero

As mulheres geralmente têm níveis mais elevados de HDL, ou colesterol “bom”, porque o hormônio feminino estrogênio tende a aumentar os níveis de HDL. É por isso que a maioria das mulheres tendem a ter níveis de colesterol mais baixos do que os homens.

Ou seja, até a menopausa, depois disso, os níveis de triglicerídeos começam a aumentar. À medida que as mulheres se aproximam da menopausa, é importante comer uma dieta saudável e manter um peso saudável para ajudar a controlar os níveis de colesterol no sangue.

Colesterol e Crianças

O endurecimento das artérias (aterosclerose) realmente começa na infância e pode desempenhar um papel no desenvolvimento de doenças cardíacas na idade adulta. Crianças com pais ou avós com aterosclerose coronária ou qualquer forma de doença cardíaca ou ataque cardíaco, ou cujos pais têm colesterol elevado no sangue devem ter seus níveis de colesterol verificados.

A American Heart Association recomenda que as crianças sejam incentivadas a se exercitar regularmente, manter um peso saudável, comer uma dieta saudável com baixo teor de gordura com abundância de frutas e vegetais, e tratar a pressão arterial elevada e diabetes (se a criança tiver sido diagnosticada).

Por que o colesterol alto importa

AVC

O colesterol elevado coloca você em risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral, que são as principais causas de morte nos EUA.

Os níveis elevados de colesterol LDL (“ruim”) podem contribuir para o acúmulo de placa nas paredes das artérias, estreitando as artérias e restringindo o fluxo sanguíneo. Se alguma desta placa se romper e ficar presa em uma artéria estreitada, ela pode bloquear a artéria e cortar o suprimento de sangue para o coração ou cérebro, resultando em ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Como reduzir o colesterol: Comer Mais Fibra

fibras

Dietas ricas em fibras podem reduzir o colesterol LDL (“ruim”). Dietas de alta fibra também podem ajudar com a perda de peso, e estar com excesso de peso é um fator de risco que contribui para o colesterol elevado. Alimentos ricos em fibras incluem frutas, vegetais, grãos integrais, legumes e feijão.

Como reduzir o colesterol: Conheça Suas Gorduras

boas gorduras

A American Heart Association recomenda que apenas 25% a 35% de suas calorias diárias sejam provenientes de gorduras como as encontradas em peixes, nozes e óleos vegetais. Para pessoas saudáveis, a gordura saturada não deve incluir mais de 7% do seu total de calorias.

Em uma dieta de 2.000 calorias por dia, isso é cerca de 140 calorias (ou 16 gramas) de gordura saturada. Se você precisa baixar seu colesterol LDL, limite a gordura saturada para 5% a 6% de calorias, ou cerca de 11 a 13 gramas de gordura saturada em uma dieta de 2.000 calorias. Reduza as gorduras trans para menos de 1% do seu total de calorias diárias. Isso significa evitar alimentos fritos e muitos junk food.

Como reduzir o colesterol: Proteína Inteligente

frango grelhado

Para reduzir o colesterol, limite a carne vermelha e coma mais peixe e aves magras.

Como preparar proteínas saudáveis:

  • Corte toda a gordura das carnes e remova toda a pele das aves antes de cozinhar.
  • Assar ou grelhar, não fritar alimentos.
  • Drenar a gordura de qualquer carne antes de servir.
  • Evite carnes processadas, como cachorros-quentes ou frios, mesmo aquelas rotuladas como “gordura reduzida”, já que muitas ainda são ricas em gorduras saturadas e calorias.
  • Peixes oleosos, como salmão ou truta, são ricos em ácidos graxos ômega-3, o que pode reduzir os níveis de triglicéridos e melhorar os níveis de colesterol HDL (“bom”).
  • As proteínas de soja também podem ter um efeito benéfico e ajudar a reduzir o colesterol LDL (“ruim”) e triglicéridos, enquanto aumenta os níveis de colesterol HDL.

Como reduzir o colesterol: Dieta Baixa em Carboidratos

dieta low carb

Dietas com baixo teor de carboidratos podem ajudar a melhorar os níveis de colesterol HDL (“bom”). Os Institutos Nacionais de Saúde realizaram um estudo que descobriu, enquanto pessoas com baixo teor de gordura e baixo teor de carboidratos perderam peso durante o período de estudo de dois anos, essas mesmas pessoas de baixo teor de carboidratos também melhoraram seus níveis de colesterol HDL.

O problema com dietas baixas em carboidratos é que elas podem ser difíceis de aderir. Consulte o seu médico sobre o melhor plano de alimentação saudável para gerir o seu colesterol.

Como reduzir o colesterol: Perder Peso

perder peso

Perder peso pode ajudar a diminuir o colesterol. Estar acima do peso ou obeso tende a aumentar seus níveis de colesterol LDL (“ruim”). A perda de peso pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL e triglicéridos, e aumentar seus níveis de colesterol HDL (“bom”).

Como reduzir o colesterol: Parar de Fumar

Fumar não só é ruim para os pulmões; também reduz o colesterol HDL (“bom”) e aumenta o risco de doenças cardíacas e AVC. Quando você parar de fumar, seus níveis de HDL aumentarão. Discuta um programa de cessação do tabagismo com o seu médico.

Como reduzir o colesterol: Exercício

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O exercício pode aumentar o colesterol HDL (“bom”) em até 6% e reduzir o colesterol LDL (“ruim”) em 10%. Apenas 40 minutos de exercício, como caminhar, nadar ou andar de bicicleta três a quatro vezes por semana, podem ter um impacto sobre os níveis de colesterol no sangue. Fale com o seu médico sobre como iniciar um programa de exercícios.

Medicamentos para o colesterol

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Às vezes, uma dieta saudável e exercício regular simplesmente não são suficientes para atingir níveis saudáveis de colesterol. Este é muitas vezes o caso quando o colesterol alto é causado por fatores genéticos e, nessas situações, os medicamentos podem ajudar.

As estatinas são geralmente a primeira escolha porque também reduzem o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. Outros tipos de medicamentos que podem ser prescritos incluem inibidores seletivos da absorção de colesterol, resinas (também conhecidas como sequestrantes de ácido biliar ou drogas de ligação ao ácido biliar) e terapias hipolipemiantes, como fibratos, niacina e ômega-3.

Tratamento do colesterol: Suplementos

suplementos

Vários suplementos nutricionais têm sido demonstrados para ser benéfico na melhoria dos níveis de colesterol.

Suplementos nutricionais que ajudam a reduzir o colesterol:

  • O óleo de peixe pode reduzir os triglicéridos, e a proteína de soja pode diminuir ligeiramente os níveis de LDL (“ruim”) colesterol e triglicéridos e aumentar o colesterol HDL (“bom”);
  • Os estanóis e esteróis vegetais naturalmente encontrados em algumas frutas, vegetais, nozes, sementes e legumes podem ajudar a bloquear a absorção de colesterol no intestino;
  • O ácido nicotínico de prescrição (niacina ou vitamina B3) é frequentemente prescrito para melhorar o colesterol. Doses encontradas em suplementos vitamínicos sem receita médica não são suficientes para tratar o colesterol elevado e, devido ao potencial de efeitos colaterais, doses elevadas só devem ser tomadas sob a supervisão de um médico.

Tratamento do colesterol: Remédios à Base de Plantas

plantas

Alho muitas vezes é visto como um remédio para baixar o colesterol total; no entanto, um grande teste mostrou alho não é eficaz em fazê-lo. Muitas outras ervas e remédios caseiros afirmam reduzir o colesterol também.

Remédios à base de plantas reivindicados para tratar o colesterol:

  • Guggulipídeo (guggulsterona);
  • Levedura de arroz vermelho;
  • Policosanol;
  • Sementes e folhas de feno-grego;
  • Extrato de folha de alcachofra;
  • Yarrow;
  • Manjericão sagrado;
  • Gengibre;
  • Cúrcuma;
  • Alecrim.

Muitos desses remédios não são comprovados para melhorar os níveis de colesterol, enquanto outros ainda estão sendo pesquisados. Consulte o seu médico antes de tomar qualquer suplemento à base de plantas como muitos podem ter efeitos colaterais ou interagir com medicamentos que você pode estar tomando atualmente.

Níveis de colesterol: Quão baixo você deve ir?

coleterol baixo

Ao procurar reduzir o colesterol total, qual o número que você deve apontar?

É desejável uma pontuação total de colesterol de 200 mg/dL.

Objetivo para um nível de colesterol LDL (“ruim”) de 100 mg/dL ou inferior, e um nível de colesterol HDL (“bom”) de 60 mg/dL ou superior.

Se você tem fatores de risco elevados para doença cardíaca ou acidente vascular cerebral, incluindo pressão arterial elevada, tabagismo, história familiar de doença cardíaca, tem mais de 45 anos para homens e 55 anos para mulheres, tem baixo colesterol HDL (abaixo de 40 mg/dL) e/ou são obesos ou inativos, você pode precisar mirar para níveis de LDL de 70 mg/dL ou menos.

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