O peixe é uma fonte de proteína animal apreciada por muitas pessoas ao redor do mundo em uma base regular.

Na verdade, estima-se que os seres humanos comam mais de 330 bilhões de libras (150 milhões de toneladas) de peixe por ano .

O peixe é nutriente, delicioso e uma adição saudável a qualquer refeição. Você pode se perguntar se essas propriedades se aplicam à pele também.

Este artigo analisa os benefícios e a segurança de comer pele de peixe e explica como incluí-lo em sua dieta.

É seguro comer pele de peixe?

pele de peixe

Algumas pessoas podem evitar a pele de peixe por medo de que não é seguro comer, embora este geralmente não é o caso.

A pele de peixe foi comida com segurança ao longo da história. É até um lanche popular em muitos países e culturas.

Desde que os peixes tenham sido devidamente limpos e as balanças exteriores totalmente removidas, a pele é normalmente segura para comer.

Como o peixe é uma grande fonte de nutrientes, como ferro e ácidos graxos ômega-3, a FDA recomenda comer uma porção de 120 gramas de peixe 2 a 3 vezes por semana.

No entanto, alguns peixes contêm altos níveis de mercúrio e outras toxinas e contaminantes, todos os quais podem estar presentes na pele também.

Portanto, recomenda-se a escolha de peixes com baixo teor de mercúrio com mais frequência do que peixes com alto teor de mercúrio. Aqui estão alguns exemplos do teor típico de mercúrio de peixes:

  • Baixo: peixe-gato, bacalhau, solha, pollock, salmão, tilápia, a maioria dos atuns enlatados;
  • Médio: carpa, garoupa, alabote, mahi-mahi, pargo;
  • Alto: rei cavala, espadim, tubarão, espadarte, peixe azulejo.

Em suma, a pele de peixe não representa riscos para a saúde maiores do que os de consumir a carne de peixe. Use diretrizes semelhantes para escolher pele de peixe como você faria ao escolher os tipos de peixe para comer.

RESUMO:
A pele do peixe é segura para comer, desde que o peixe tenha sido limpo e devidamente cuidado antes de comer. Comer a pele de peixes que são mais baixos em mercúrio e outros contaminantes irá limitar a sua exposição a produtos químicos potencialmente nocivos.

Benefícios nutricionais e para a saúde

peixe

O perfil nutricional exato da pele de peixe varia significativamente dependendo do tipo de peixe. Dito isto, a maioria dos peixes são ricos em alguns nutrientes-chave.

Comer pele de peixe de uma variedade de peixes gordurosos e magros pode ajudar a garantir a ingestão adequada de nutrientes, incluindo:

  • Proteína;
  • Ácidos graxos ômega-3;
  • Vitamina D;
  • Vitamina E;
  • Iodo;
  • Selênio;
  • Taurina;

Aqui está um olhar mais atento para alguns dos benefícios específicos que estes nutrientes na pele de peixe podem proporcionar.

Uma boa fonte de proteína

O peixe, incluindo a sua pele, é uma grande fonte de proteína dietética – um nutriente essencial que serve como blocos de construção para tecidos como músculos do corpo humano.

A proteína também pode contribuir para a saúde ideal, reduzindo o risco de certos distúrbios como crescimento atrofiado, baixos níveis de ferro e inchaço no corpo.

Além disso, algumas proteínas, como histonas e transferrina, desempenham um papel na imunidade. Muitas destas proteínas estão presentes no muco da pele de peixe.

Alto em ômega-3

Um dos benefícios mais conhecidos dos peixes gordurosos é o seu alto nível de ácidos graxos ômega-3 benéficos.

Consumir os ácidos graxos ômega-3 na pele de peixes oleosos pode contribuir para a saúde ideal com benefícios como proteção cardíaca, gravidez saudável e um risco reduzido de doenças cerebrais.

Pode apoiar a saúde da pele

pele de peixe

Comer pele de peixe também pode melhorar a sua saúde da pele.

A pele de peixe é uma boa fonte de colágeno e vitamina E, ambos contribuem para a pele humana saudável.

Por exemplo, estudos descobriram que o colágeno pode melhorar a hidratação da pele, elasticidade e outras marcas registradas de envelhecimento como rugas.

O colágeno é um tipo de proteína presente em todas as partes e tipos de peixes – assim, você vai encontrá-lo em ambas as escalas, ossos, carne e pele. Por outro lado, a vitamina E é um antioxidante solúvel em gordura, mais comumente encontrado em peixes oleosos como salmão e truta.

A vitamina E apoia a saúde da pele, protegendo contra os efeitos nocivos do sol e melhorando os sintomas de certas condições da pele, como eczema.

Pode aumentar a sua ingestão de nutrientes

Comer a pele junto com a carne ajuda você a consumir o maior número de nutrientes possíveis dos peixes.

Ao remover a pele e comer apenas a carne, você vai perder os muitos nutrientes e óleos benéficos na pele, bem como aqueles encontrados no muco e camadas de carne logo abaixo da pele.

RESUMO:
A pele de peixe é uma grande fonte de nutrientes que suportam a saúde humana ideal, tais como proteínas, ácidos graxos ômega-3 e vitamina E. Consumir pele de peixe pode contribuir para o crescimento muscular, melhorar a saúde do coração e pele saudável.

Como preparar e comer pele de peixe

peixe

Para colher os benefícios da pele de peixe, ajuda se você conhece as maneiras mais saborosas de prepará-lo.

Ao preparar um pedaço de peixe com pele, tente panfritar ou grelhá-lo a uma temperatura elevada com o lado da pele para baixo para obter um resultado crocante.

Evite ferver e cozinhar o peixe, pois isso pode resultar em uma textura encharcada ou viscosa da pele.

Além disso, tenha em mente que o sabor da pele de peixe difere entre os tipos. Os peixes conhecidos por ter uma pele deliciosa incluem baixo, barramundi, solha, cavala, salmão e pargo.

Por outro lado, a pele menos saborosa é encontrada em tamboril, skate, peixe-espada e atum.

Além disso, os chefs estão ficando criativos com pele de peixe em menus de restaurante. Não é incomum ver a pele de peixe frito ou cozido separadamente e servido como aperitivo ou prato lateral.

Petiscos de pele de peixe aromatizados também estão ficando mais comuns e já são populares nas cozinhas asiáticas. Estes lanches são tipicamente fritos e salgados e podem ser ricos em gordura e sódio.

Portanto, é melhor desfrutar de lanches de pele de peixe frito com moderação. Além disso, se você tiver quaisquer condições subjacentes, como doença cardíaca e pressão arterial elevada, você pode querer evitá-los para não exacerbar quaisquer condições atuais.

RESUMO:
A pele de peixe pode ser preparada de várias maneiras. Pode ser queimado a uma temperatura elevada para uma textura crocante ou removido da carne e frito. Certos tipos de pele de peixe tem gosto melhor do que outros.

A linha inferior

A pele de peixe é uma parte deliciosa e nutritiva do peixe.

É rico nos mesmos nutrientes encontrados na carne de peixe, e consumir peixe com a pele ajuda a garantir que os nutrientes não sejam perdidos durante o processo de cozimento.

Os nutrientes nos peixes têm uma ampla gama de benefícios, incluindo o apoio da saúde do coração e da pele.

A pele de peixe é muito versátil como ingrediente culinário. Você pode tentar prepará-lo de algumas maneiras diferentes de aprender quais você prefere.

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